segunda-feira, 6 de abril de 2009

Metareciclagem: acesso crítico, preservação do meio ambiente e profissionalização

A metareciclagem é uma ótima forma de inclusão digital. E o mais importante não é dar oportunidade de acesso a internet ou apenas formar para profissionalização, mas sim educar criticamente esses novos usuários, para que eles tenham uma reflexão sobre todas as informações que a internet disponibiliza.

A questão da reciclagem também é muito importante, pois para onde vai todo esse lixo eletrônico que produzimos, nesse mundo onde cada vez mais rápido as tecnologias são superadas?

Utilizar esses computadores "ultrapassados" para despertar o interesse de jovens e adolescentes das classes mais baixas pela tecnologia é uma ótima iniciativa, pois nesses projetos eles podem encontrar o que querem para si como profissão, o que antes era um privilégio das classes mais abastadas.

As escolas públicas poderiam também se utilizar da metareciclagem em seus laboratórios para despertar as habilidades que os alunos possuem mas não são exploradas. Por exemplo, um aluno pode não gostar da matéria de física, mas se essa disciplina for esplanada na prática se tornará bem mais atrativa!

2 comentários:

  1. Certa vez arrumando algumas coisas lá em casa achei dois aparelhos celular sem uso, de imediato pensei em jogar fora, mas onde jogar fora? no lixo sempre soube que não poderia que não seria o correto. Sabe onde consegui deixar esses aparelhos? No shoping Barra que estava na época com uma campanha sobre este tema.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não está presente, para poder participar da discussão sobre o tema, assistir os vídeos e pude chegar a conclusão... Uma das iniciativas mais brilhantes relacionadas a inclusão da tecnologia, na vida dessas pessoas normalmente vindas de comunidades carentes.

    ResponderExcluir