sexta-feira, 19 de junho de 2009

HDTV - Interatividade?

Com a TV digital as imagens serão transmitidas com maior nitidez, sem chuviscos ou ruídos, e outras vantagens. Será possível assistir à programação onde você estiver, com notebook, celular, etc. Promete também interatividade: compras pela tv, participação em pesquisas, acessar a internet... Mas será que isso é interatividade? No texto da profª. Maria Helena Bonilla, Interatividade, encontramos algumas definições:
"Interatividade é a disponibilização consciente de um mais comunicacional de modo expressivamente complexo, ao mesmo tempo atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuário e tecnologias digitais ou analógicas, seja nas relações “presenciais” ou “virtuais” entre seres humanos. (Silva, 2000:20)"
"Interação é um conceito bem mais antigo que interatividade e utilizado nas mais variadas ciências como “as relações e influências mútuas entre dois ou mais fatores, entes, etc. Isto é, cada fator altera o outro, a si próprio e também a relação existente entre eles” (Primo e Cassol, 1999) ."
Será que realmente ocorre esta interação com a TV digital?

Nenhum comentário:

Postar um comentário