sexta-feira, 19 de junho de 2009

A pirataria no Brasil


A pirataria, que consiste na cópia de produtos sem pagamento de direitos autorais, é uma constante em nosso país. As pessoas copiam todos os tipos de produtos, desde cd's até medicamentos e a biopirataria, que é o contrabando da fauna e flora. No Brasil cerca de 42% da população utiliza algum produto pirateado.


Apesar das leis existentes para punir os realizadores dessa prática, que é considerada crime pelo Código Penal Brasileiro, acredito que ela está longe do fim. Se não forem utilizadas alternativas com menores custos que os produtos originais e que não infrijam as leis, ela continuará sendo uma constante, pois as condições de vida da maioria dos brasileiros não permitem que ele tire R$30, R$40 do seu salário para comprar um CD ou DVD, por exemplo. No caso da pirataria de softwares, existe a alternativa do software livre, que pode ser adquirido gratuitamente através da internet. Já no caso de CD's e DVD's tem surgido a alternativa do uso do P2P, mas que não é acessível a toda a população.


Outro problema da pirataria é que geralmente tem ligação com o tráfico de drogas, o crime organizado e outros. E talvez o que mais incomode ao governo: desfalques de milhões de reais aos cofres públicos.

Um comentário: