quinta-feira, 25 de junho de 2009

TIC's............ e agora?



E agora professor? As tecnologias da informação e comunicação chegaram, bateram na porta das escolas e agora já adentraram o espaço escolar, nas salas de aula, nos corredorres, na hora do intervalo. O assunto do momento para os alunos é a informática!

Podemos perceber que a escola "tradicional" tem se tornado cada dia menos interressante para os alunos do século XXI, eles não querem mais aquelas aulas mecanizadas, com cópias do livro didático e do quadro-negro. Eles querem criar, produzir, intervir com as tecnologias. Uma escola com essas possibilidades com certeza atrairá a atenção dos alunos, pois estão cansados de serem meros receptores de informação.

E nós, professores, estamos preparados para lidar com essa "novidadade"? Se não, é melhor corrermos atrás, pois elas já estão aí e os alunos requerem de nós aulas mais dinâmicas, com o uso e produção de rádio, vídeo, sites, jornais, HQ's, etc. Sem esses conhecimentos estamos ultrapassados!

O professor tem que estar sempre em processo de formação, nunca pode considerar-se completo. Lembro-me agora de uma frase que a professora Maria Couto, coordenadora do colegiado do curso de Pedagogia/UFBA, nos disse no primeiro dia de aula: " A partir de agora vocês têm que estudar, pois quando você para, não pense que ficou parado, você andou para trás, e foi ultrapassado." O conhecimento e principalmente as ciências estão em constante movimento.

2 comentários:

  1. Concordo contigo Déia! as escolas precisam incluir cada vez mais as novas tecnologias em sala de aula para que as aulas tornem-se mais dinâmicas!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréia,
    gostei das reflexões, mas vc poderia ter utilizado mais a hipertextualidade, as imagens e outras potencialidades do ambiente para tornar o blog mais atrativo e interessante. Também, vc não fez todas as postagens solicitadas. Veja que no mês de maio não tem uma única postagem. Complete o que falta.
    abraço

    ResponderExcluir